De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de natal de 2023 devem ter um aumento de cerca de 5%, o que representa o maior salto desde 2013, quando a alta foi de 4,9%.
Esses dados não andam sozinhos. Além deles, a pesquisa realizada pela Meta, “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, desenvolvida em parceria com a Offerwise, revela que 89% dos consumidores brasileiros planejavam fazer compras no intervalo entre a Black Friday e o Natal.
Vendas de natal pelo e-commerce
Ainda segundo a CNC, os lojistas de shopping centers demonstram uma grande expectativa de expansão no marketshare das vendas por e-commerce, e 54,8% deles preveem um aumento substancial nas vendas na data por meios digitais. Na mesma linha, os comerciantes consideram os canais digitais como uma das principais ferramentas de vendas durante o natal e o período do fim de ano.
Esses dados são embasados pela pesquisa do Fecomércio, que indica que jovens de 18 a 29 anos são os mais ativos no e-commerce, enquanto a faixa etária acima de 50 anos tem a menor proporção de consumidores online. Também, especialmente as mulheres com renda de 1 a 2 salários-mínimos são as mais assíduas no e-commerce.
Estratégias
Segundo a empresa, uma das estratégias que têm sido eficazes para aumentar as vendas nessa época do ano são as decorações de natal instaladas no varejo. Criado com antecedência, o design natalino das lojas é capaz de atrair os clientes, criar a esfera natalina, despertar interesse nas compras, e também levar os consumidores a planejar suas compras com mais tempo. Grande parte dos shoppings e centros de comércios já estão com suas decorações, buscando aproveitar ao máximo o período de compras de natal e de final de ano.